sábado, outubro 09, 2004

Nacionalismos...

E Viva Portugal!!!!

Pois é, chegou o Euro 2004 e toda a corja de jornalistas fartou-se de derramar rios de tinta sobre a falta de nacionalismo lusitano.

Que os portugueses não amavam a pátria, que isto, que aquilo, não se calando até que todos os portugueses, uns por consciência e livre arbítrio, outros porque ficava bem na varanda, outros ainda porque os vizinhos também tinham, resolveram todos em conjunto colocar uma bandeira de Portugal nas suas varandas.

Claro que como era de esperar, assistimos a todo o tipo de manisfestações, os mais timidos com uma pequena bandeira, os mais entusiastas como bandeiras em tudo quanto era sitio, enfim, havendo soluções para todos os gostos.

O problema é que alguem se esqueceu de explicar até quando é que as demonstrações de nacionalismo eram válidas, sim porque nos dias que hoje correm tudo tem um prazo de validade.

Assim sendo, o que vemos agora ao passar nas nossas ruas e avenidas, bandeiras desfraldadas ao vento por todo o lado e como é obvio, os portuguesinhos confusos sem saber se já é válido retirar a bandeira da varanda, ou se isso é sinónimo de anti-patriotismo.

Assim, ao que parece iremos presenciar bandeiras nas varandas até que estas se desintegrem, sim, porque acima de tudo, o que conta é ser nacionalista e aí daquele que se atreva a retirar a bandeirinha.

Isto já se parece com aquelas fitinhas brasileiras que se prendem aos pulsos e só se retiram quando estas se desfazem para que os desejos se realizem, assim irá acontecer às bandeiras espalhadas por aí.

O que só mostra que cada vez mais as pessoas agem de acordo com o lhes é imposto e não de acordo com as suas próprias consciências o que não deixa antever um futuro risonho.

Sem comentários: